16 de abril de 2005

E um dia o coração estilhaça...

As histórias de amor são mágicas e profundas até que um dia, por algum motivo, há um coração que se parte, que se estilhaça em mil pedaços e se transforma num puzzle por fazer.
E depois há alturas em que o corpo que carrega o coração dilacerado vai ter que cruzar os olhos feridos com os de quem o despedaçou. E surge aquela sensação de pulmões apertados que não deixam bater o coração, e as lágrimas procuram incessantemente os olhos sempre que o coração insiste em bater. E enfraquecemos.
Por muita força que alguém possa ter, há dias em que essa força que parece brotar do nosso peito deixa de chegar até à nossa alma e desfalecemos, caímos, tentando agarrar algo que nos possa segurar, o nosso orgulho, talvez, se ainda o tivermos.
As dúvidas surgem, isto é amor? O amor é esta confusão de sentimentos? Este sofrimento vale a pena? E talvez surjam também algumas respostas, que nos fazem perceber que o amor, se existe, é fraco, subtil, um sentimento-espelho que nos faz sentir por nós próprios aquilo que não conseguimos sentir por quem nos partiu o coração. Mas o amor também pode ser muito bom, pode trazer felicidade, mas a felicidade não é eterna nem incondicional, e às vezes é o amor que apaga a felicidade. Traiçoeiro este sentimento... A loucura dos incontrolados emocionais, mas quem é que consegue controlar totalmente as emoções, ninguém!
E então pode surgir a raiva, a tristeza, a saudade, a vingança, a resignação...uma série de sentimentos que são catalizados pelo amor. A vida perde o sentido por uns tempos e amaldiçoamos tudo à nossa volta e apregoamos que não temos sorte nenhuma, acreditamos que nunca mais vamos conseguir amar assim, aquela foi a última vez...é sempre a última vez. Passado esse tempo de dor, limpamos o sal da cara, lambemos as feridas e levantamos a cabeça. E a vida volta a ser o que era, apenas ficam cicatrizes, marcas em imagens, momentos, palavras que são guardadas no fundo da memória.
E nesse dia em que o coração se estilhaçou, achámos que não seríamos capazes de apanhar todos os pedaços e colar um a um apara podermos voltar a ter um coração, mas mais tarde, damos conta que afinal até o fizemos. Fomos apanhando todos os vidrinhos que espalhámos pelo chão, sorrimos envergonhados e pedimos desculpa pelo estardalhaço.


Tatiana Albino

11 de abril de 2005

Às vezes...


Às vezes é preciso falar, nem que seja só para preencher o vazio que às vezes se instala no mais recôndito dos nossos dias. Falar, conversas de café, palavras de rua, poesia, narrativas...falar e falar bem! Contar histórias, perguntar, querer saber. E quando não é preciso falar é requerido que se ouça, com toda a atenção e delícia com que nos perdemos a falar. Saber ouvir é metade de saber falar. Quem é bom orador tem que ser melhor ouvinte.
E ás vezes é necessário chorar para lavar o espírito, para limpar o pó da alma e dar brilho ao coração. Chorar e jazer entregue aos sentimentos mais profundos e fatais. Chorar, sofrer, suprimir dilacerando qualquer dor que nos assole a alma. Deixar correr a água salgada pelas faces, sentir os olhos quentes. O nosso organismo tem que libertar-se do sal e a nossa alma da dor. E depois, podemos chorar de alegria, emoção, tudo o que seja um sentimento tão intenso que leve a esta manifestação física. Porque os sentimentos que carregamos necessitam de se escoar de nós e expressá-los é a melhor forma de mostrar que continuamos vivos.
Às vezes é gritante cingir o pensamento à racionalidade para podermos esquecer que um dia precisámos de chorar por termos avançado na escuridão total, mas às vezes é mesmo preciso avançar no escuro, com os pés descalços e as mãos a tocar o vazio, à espera de encontrarem algo suave e firme onde possam apoiar o resto do corpo. E às vezes é imperativo procurar sem encontrar, esticar os dedos numa busca incessante e acabar por desistir por não acharem nada que lhes preencha o tacto.
Às vezes sentimos tanta necessidade de nos sentirmos únicos que a vida nos dói por dentro e aquilo que conservamos no mais íntimo de nós é forçado a sair.


*Publicado no jornal escolar Desafios(Trancoso) em 2004

8 de abril de 2005

um simples poema.. Posted by Hello

6 de abril de 2005

Saberás um dia...


Saberás um dia como me senti naquele momento, como o meu coração saltou quando aquela estrela caiu. Nunca me sentira assim tão leve, tão feliz. A tua mão apertava a minha e os teus braços aqueciam-me a alma.
Conseguia ouvir o teu sorriso roçar no meu cabelo, procurando o meu perfume. Um dia vais compreender que aqueles momentos continuam a fazer-me falta. E com a mesma facilidade com que me abraçaste naquela noite, eu escapei dos teus braços uns meses mais tarde. Eu sempre soube que ias sofrer, que ias chorar, gritar até...Mas eu não te podia contar, não podia estragar aqueles momentos tão perfeitos que me proporcionavas.
No dia em que telefonei para tua casa e atendeste tão alegre...E eu tive que te dizer que estava no hospital e que ia morrer...Custou-me tanto...E tu vieste a correr, agarraste a minha mão para nunca mais a largar.
E foste tu que me levaste até ao céu, um céu feito de estrelas onde o sol e a lua podem finalmente brilhar juntos e onde ainda te espero para me prenderes outra vez nos teus braços como fizeste no dia em que te vi...como se já morasses na minha vida.
Tive tanta pena de te deixar com os meus dedos entrelaçados nos teus, fiquei presa a ti para sempre, a minha pele continua húmida das tuas lágrimas, continuo a ouvir-te chamar por mim naquele quarto de hospital. Foi horrível deixar-te mas agora sei que estava destinado e ainda bem que aconteceu...
Hoje és tu que te perdes no abraço de outra mulher, como eu um dia me perdi no teu, uma mulher que nada tem a ver comigo e que por isso te prende tanto. E tenho a certeza que um dia vais perceber como eu me sentia cada vez que me tocavas, porque um dia...Talvez na terceira ou quarta vez que saíres com essa mulher, vais sentir aquele calor e aquele aperto que se sente no estômago quando gostamos mesmo de alguém...

Tatiana Albino
12/10/04