18 de maio de 2005

Hemiciclo - De Trancoso a Estrasburgo

Tudo começou quando um nosso colega nos perguntou se queríamos participar...Eu já tinha participado e incentivei a Neuza a participar também...inscrevemo-nos e embarcarmos numa aventura que nunca adivinharíamos tão divertida.
As alegrias começaram a chegar com o resultado do casting, a nossa Neuza tinha ficado como presidente da mesa! E continuaram a surgir na sessão distrital pois apesar da equipa ter ficado em décimo primeiro lugar, fui eleita a melhor deputada distrital, o que me dava acesso directo à sessão nacional. Assim como a Neuza que no casting nacional, alcançou o lugar de primeira vice-presidente suplente, garantindo também a sua participação na sessão nacional.
Tudo no corria de feição e um sentimento abrangia as duas: “Que pena não podermos participar outra vez para o ano.” Quanto a mim, que participei pela segunda vez, senti-me de veras envolvida pelo jogo, o que não acontecera no ano anterior.
Bem, mas passemos então à sessão nacional: Domingo, 3 de Abril de 2005. Os meus pais levaram-nos à delegação do IPJ na Guarda, onde nos encontramos com os colegas de Gouveia e partimos para Lisboa. A viagem foi longa mas animada, muita conversa, muitas histórias engraçadas. Chegámos por volta das 18:30 e sentíamos que já nos conhecíamos há anos, demo-nos todos muito bem. A boa disposição reinava ao jantar e enquanto esperávamos o começo da peça de teatro que íamos ver, um debate sobre religião preencheu o tempo. A peça “Confissões de Adolescentes” foi do agrado de todo o auditório independentemente de alguns espectadores já terem assistido.
Esperámos pelo autocarro e fomos levados para o hotel, a boa disposição era geral! Eram já 23h30 e nós ainda não tínhamos decidido se íamos dar uma volta ou não. Finalmente resolvemos ir até ao Hard Rock Café já que poucos o conheciam. A descida a pé pela Avenida da Liberdade foi inesquecível, Lisboa estava fascinantemente calma. De volta ao hotel, as meninas juntaram-se num só quarto e enquanto houve assunto também o professor e os meninos estiveram lá a conversar e a debater questões controversas como o casamento e o celibato. Já cansados resolvemos tentar dormir, porém o entusiasmo era tanto que foi realmente difícil.
08:00, dia 4 de Abril de 2005, todos a tomar o pequeno-almoço, tínhamos que ir para o Palácio de S. Bento. Assistimos a uma cerimónia protocolar protagonizada pelos guardas do Palácio e entrámos para assumir os nossos lugares. De manhã apresentámos as medidas e os argumentos aos nossos colegas deputados e tivemos a oportunidade de as debater num curto espaço de tempo, ainda antes do almoço deu-se o período de conciliação do qual resultaram várias coligações. Almoçámos no ISEG e após termos satisfeito a fome voltámos ao debate. A assistência começava então a chegar e o distrito da Guarda primava pelo apoio que tinha. O debate foi organizado tendo em conta as medidas das coligações e a primeira medida a ser debatida foi precisamente aquela em que nós participávamos. Conseguimos falar todos, no entanto, esgotámos o tempo do nosso distrito logo na primeira parte do debate o que no impediu de discutir outras medidas. Apesar disto a Guarda ficou colocada em terceiro lugar. A verdade é que nenhum dos três estava à espera e acredito que nem a assistência contava com tal classificação. Além de surpreendidos ficámos felizes por sabermos que iríamos participar numa viagem a Estrasburgo com os restantes distritos qualificados e que o nosso trabalho e empenho iriam ser recompensados.
Em jeito de conclusão, posso dizer que foi uma experiência inesquecível que com certeza trará frutos para o meu futuro. Aconselho vivamente a todos os alunos a considerarem empenhar-se e participar.

Tatiana Albino