18 de maio de 2005

Hemiciclo - De Trancoso a Estrasburgo

Tudo começou quando um nosso colega nos perguntou se queríamos participar...Eu já tinha participado e incentivei a Neuza a participar também...inscrevemo-nos e embarcarmos numa aventura que nunca adivinharíamos tão divertida.
As alegrias começaram a chegar com o resultado do casting, a nossa Neuza tinha ficado como presidente da mesa! E continuaram a surgir na sessão distrital pois apesar da equipa ter ficado em décimo primeiro lugar, fui eleita a melhor deputada distrital, o que me dava acesso directo à sessão nacional. Assim como a Neuza que no casting nacional, alcançou o lugar de primeira vice-presidente suplente, garantindo também a sua participação na sessão nacional.
Tudo no corria de feição e um sentimento abrangia as duas: “Que pena não podermos participar outra vez para o ano.” Quanto a mim, que participei pela segunda vez, senti-me de veras envolvida pelo jogo, o que não acontecera no ano anterior.
Bem, mas passemos então à sessão nacional: Domingo, 3 de Abril de 2005. Os meus pais levaram-nos à delegação do IPJ na Guarda, onde nos encontramos com os colegas de Gouveia e partimos para Lisboa. A viagem foi longa mas animada, muita conversa, muitas histórias engraçadas. Chegámos por volta das 18:30 e sentíamos que já nos conhecíamos há anos, demo-nos todos muito bem. A boa disposição reinava ao jantar e enquanto esperávamos o começo da peça de teatro que íamos ver, um debate sobre religião preencheu o tempo. A peça “Confissões de Adolescentes” foi do agrado de todo o auditório independentemente de alguns espectadores já terem assistido.
Esperámos pelo autocarro e fomos levados para o hotel, a boa disposição era geral! Eram já 23h30 e nós ainda não tínhamos decidido se íamos dar uma volta ou não. Finalmente resolvemos ir até ao Hard Rock Café já que poucos o conheciam. A descida a pé pela Avenida da Liberdade foi inesquecível, Lisboa estava fascinantemente calma. De volta ao hotel, as meninas juntaram-se num só quarto e enquanto houve assunto também o professor e os meninos estiveram lá a conversar e a debater questões controversas como o casamento e o celibato. Já cansados resolvemos tentar dormir, porém o entusiasmo era tanto que foi realmente difícil.
08:00, dia 4 de Abril de 2005, todos a tomar o pequeno-almoço, tínhamos que ir para o Palácio de S. Bento. Assistimos a uma cerimónia protocolar protagonizada pelos guardas do Palácio e entrámos para assumir os nossos lugares. De manhã apresentámos as medidas e os argumentos aos nossos colegas deputados e tivemos a oportunidade de as debater num curto espaço de tempo, ainda antes do almoço deu-se o período de conciliação do qual resultaram várias coligações. Almoçámos no ISEG e após termos satisfeito a fome voltámos ao debate. A assistência começava então a chegar e o distrito da Guarda primava pelo apoio que tinha. O debate foi organizado tendo em conta as medidas das coligações e a primeira medida a ser debatida foi precisamente aquela em que nós participávamos. Conseguimos falar todos, no entanto, esgotámos o tempo do nosso distrito logo na primeira parte do debate o que no impediu de discutir outras medidas. Apesar disto a Guarda ficou colocada em terceiro lugar. A verdade é que nenhum dos três estava à espera e acredito que nem a assistência contava com tal classificação. Além de surpreendidos ficámos felizes por sabermos que iríamos participar numa viagem a Estrasburgo com os restantes distritos qualificados e que o nosso trabalho e empenho iriam ser recompensados.
Em jeito de conclusão, posso dizer que foi uma experiência inesquecível que com certeza trará frutos para o meu futuro. Aconselho vivamente a todos os alunos a considerarem empenhar-se e participar.

Tatiana Albino

4 comentários:

Anónimo disse...

olá...
encontrei-t no mundo do blog e como pusest este post decidi deixar aki uma mensagenzita..
não sei se te lembras de mim, eu sou um rapaz chamado Pedro Baptista e sou de fornos de algodres.
participei na sessão distrital do hemiciclo e por acaso até gostei.
Um bjo e felicidades pro futuro...

Ricardo Mesquita disse...

vemo-nos por lá então....

kisses

Namàrië

Francisco Albuquerque disse...

OLÁ TATIANA!!

Eu sei que já não dou noticias minhas à bastante tempo, mas a verdade é que ainda estou vivo e, logicamente, ainda não me esqueci de ti e dos bons momentos que passámos todos juntos nessa fantástica experiência que foi o Hemiciclo!
Foi realmente um momento da minha vida, e certamente da tua também, que nunca mais vou esquecer. E acredita que tenho a certeza que é daquelas coisas que me vou lembrar de contar aos netos (se eles quiserem ouvir um velho chato, rabugento e implicativo claro!!!)

Continuas a escrever de uma forma fantástica. Ah, e adoro aquela montagem do poema que também está no blog, mais acima! Estás muito bonita!!

Vais a Estrasburgo não vais?! Vai ser espectacular!
Depois conversamos.

Um beijo, Francisco Albuquerque

Anónimo disse...

Excellent, love it! 1987 88 monte carlo ss super sport decals review of compaq notebook computer Eczema sun free sample video clips strap on girls Grate heaters Get cash for my recycled printer cartridges Commercial hilton new paris video investment buick smoking tailpipe Hot tub westminster md Add2fremove adware remover gold remove projector headlamps ls400 Running over Legal malpractice brevard county webcam girls