27 de janeiro de 2006

O pirilampo

Da janela aberta ouviu um suave zumbido, levantou-se e observou, curiosa, a origem do zumbido. De repente, algo brilhou, uma luz amarelada, forte, mágica. Era um pirilampo.
- É um pirilampo! – Mãe vem ver! É um pirilampo igualzinho ao do meu livro, só que este brilha de verdade!
Não pude evitar sorrir, ela estava realmente contente. Levantei-me e aproximei-me da janela também. Beijei-lhe os cabelos lisos e muito escuros. Eufórica, pediu-me que apanhasse o pirilampo para o poder ter no seu quarto.
- Não, Marta não podemos prendê-lo, também não ias gostar se um dia um gigante te achasse muito engraçada e te prendesse em casa dele, pois não?
- Não mãe, mas...
Os olhos arregalados prendiam toda a excitação.
- Mas tu queres vê-lo mais vezes, não é?
- Sim... - respondeu resignada.
- Ele parece gostar do parapeito da tua janela, se não o assustarmos pode ser que ele fique aqui e assim vais poder tê-lo ao pé de ti sem estar preso.
Mostrou um largo sorriso que deixou transparecer a magia que todas as crianças têm quando estão realmente felizes. Ouvimos uma chave na porta e o barulho da mesma ao fechar-se. A marta abriu os olhos e estes brilharam como diamantes.
- O papá já chegou! Vou chamá-lo para poder ver o pirilampo!
Saiu a correr do quarto e ouvi-a convencer o pai exausto a dar atenção a um pirilampo. Passados alguns minutos ouve-se um suspiro.
- Está bem, minha querida, vamos lá ver esse bicharoco.
Entraram os dois no quarto, a marta a puxar pela mão do pai. Ele veio dar-me um beijo e a nossa filha arrastou-o até à janela a apontou para o pequeno insecto.
- Muito giro... – disse, quase inexpressivo, o pai. Ao ver esta passividade, a Marta foi buscar o livro onde vira pela primeira vez um pirilampo, mostrou-o ao pai.
- Olha, é igual! Vês? Mas o que está na janela brilha mesmo! E este está só pintado de amarelo...
Um sorriso cansado.
- Muito lindo, menina Martinha! Mas não estará na hora de dormir..??
Ela fechou o livro desconsolada...
- Oh papá!
- Sim, sim...tem que ser, o teu pirilampo também vai dormir, amanha arranjamos-lhe um nome.
A Marta mostrou um grande sorriso e foi logo buscar o pijama. Enquanto o meu marido comeu qualquer coisa, eu li uma história à pequena até adormecer. Depois de um dia cansativo soube bem ter a alegria de um pirilampo.

13 comentários:

Filipe de Arede Nunes disse...

A luz do pirilampo que representa a felicidade das crianças... muito bem. E a mãe e o pai, representam um desejo da autora, ou pelo contrário, representam a antitise do seu pensamento?

João G. disse...

ta uma historia mm bonita tati e mt bem escrita mm! d uma forma simples contaste uma historia k d x em knd nos apetece ouvir! um historia feliz! sao akeles sonhos d criança... opa agr deu-m um nostalgia pah... :S

bjxx** GuIlHo

T. disse...

este texto já foi escrito ha bastante tempo...ms n tinha + nd d jeito pa postar..=S

Anónimo disse...

FABULOSO este "segredo"... :) E ao fim de contas, o k seria de nós se n fossem estes pekenos momentos de magia, k nos aliviam 1 pouco da corrida do dia-a-dia?...
Obrigado Tatiana! :)

Beijinhos****

Reborn disse...

mas olha q é dos meus preferidos! acredita! magia, alegria...q podemos nós pedir +? Às vezes faz-nos falta um pirilampo por dia!!bjinhxxx

StupiDreamer disse...

aii
esse relógio biológico!sim porque tens cara de mãe não é?=X
mega fofo..quase que me deu vontade de ter uma casinha feliz com um marido e uma martinha a correr pla casa :D *

patiXa_ disse...

Eu também quero um pirilampo no parapeito da janela do meu quarto, para animar uma pequena Martinha que costuma lá passear de vez em quando... =)

Está muito fofo ^^

Diana disse...

acho que a felicidade está ai..nas pequenas coisas..tao pequenitas :) E se todos ficássemos assim tão alegres por ver um pirilampo... **

Unknown disse...

Está mal passares tanto tempo sem um post novo! Toca a escrever ou perdes os teus leitores assíduos =p

SuntoryTime disse...

Relógio biológico... xD

Gostei (: E agora quero posts novos!

Miss you! **

PS: Acho que nunca vi um pirilampo... não é vergonhoso?

Procyon disse...

Também quero.
Um futuro parecido. :)

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » » »

Anónimo disse...

What a great site »